Médico usa a tabuleta digital

Prescrição Digital

A Prescrição Digital – VEUS foi desenvolvida para viabilizar a emissão e trâmite de documentos digitais seguros, tais como prescrições e atestados médicos. Esta solução visa auxiliar o médico no atendimento de seus pacientes de forma remota ou presencial, atendendo as condições legais para que isto aconteça.

 

Os médicos poderão assinar estes documentos eletrônicos na plataforma VEUS SAÚDE, permitindo ao paciente receber suas prescrições diretamente no email, sem uma via em papel. Este mesmo documento poderá ser recebido e conferido também diretamente no balcão da farmácia.

Benefícios

  • O usuário médico poderá assinar digitalmente estes documentos, em formato PDF;

  • Não há limite da quantidade de documentos assinados na plataforma por usuário médico* (neste momento de pandemia)

  • O médico poderá assinar os documentos via desktop ou pelo celular dele usando o site da VEUS SAÚDE;

  • O paciente receberá o documento assinado pelo médico via e-mail (na segunda fase implementaremos o envio por WhatsApp);

  • Os documentos assinados nesta plataforma seguem os critérios definidos pelo CFM em conjunto com o ITI, incluindo no mesmo os dados do CRM e Estado de registro do profissional médico, permitindo assim a validação eletrônica não apenas pelo VEUS SAÚDE, como também pelo validador do ITI;

  • Este documento poderá ser enviado por e-mail ou apresentado via celular para a farmácia, pois estará em formato digital disponível para o paciente;

  • Este documento ficará disponível por tempo indeterminado* (nesta fase piloto).

Como Funciona

O médico informa os dados do Paciente (nome e email) e realiza o UPLOAD das receitas, atestados ou relatórios em formato PDF na plataforma da VEUS SAÚDE. O sistema apresenta uma pré-visualização do documento submetido, permite ao médico assinar digitalmente o mesmo utilizando seu certificado ICP Brasil por meio da ferramenta VEUS Certificação Digital e envia o arquivo assinado ao seu paciente.

 

O paciente envia o arquivo à parte interessada, que pode validar o documento apresentado por meio do próprio validador do VEUS SAÚDE, ou ainda pelo site do ITI - https://assinaturadigital.iti.gov.br .

 

Caso seja uma receita, o farmacêutico fará a dispensação desta receita, podendo inclusive assiná-la digitalmente e registrando-a junto ao Registro de Dispensação.

01_fluxo_prescrição_a.jpg

Certificação Digital

Para assinar a prescrição pelo sistema VEUS SAÚDE o médico deverá utilizar seu certificado digital emitido pela ICP-Brasil (modelo A1).

Na página da VEUS - Certificados Digitais é possível consultar condições especiais para médicos obterem o certificado.